Dica de Destaque

Vulcão Whakaari: resgate na Nova Zelândia - Divagando Sempre

 




Ano de lançamento 2022

Duração 1h 38m

Direção Rory Kennedy



SINOPSE 

Com imagens detalhadas, relatos de sobreviventes e das equipes de resgate, documentário retrata a erupção vulcânica que aconteceu na Nova Zelândia em 2019.


TRAILER 



FOTOS
 







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Primeira coisa que pensei quando comecei o documentário: quem em sã consciência acha seguro visitar um vulcão ATIVO?

Mas também não nego que os depoimentos são muito comoventes. E a diretora Rory produziu muito bem esse doc.  

Começa com entrevistas com alguns turistas, piloto e gravações de sobreviventes. Você imagina que pessoas podem ter morrido, principalmente se desconhece essa catástrofe ( como eu ). 

Mas vendo os depoimentos não imagina o impacto depois que mostram as marcas que ficaram em seus corpos. 

Um grupo de umas 50 pessoas foram até a conhecida Ilha Branca, onde fica o vulcão Whakaari, que diga-se de passagem, está ativo. Mesmo assim, as pessoas sentem curiosidade ou acham interessante turistar um local visivelmente perigoso como esse. 

A natureza pode ser imprevisível, mas a curiosidade humana acaba em consequências horríveis. Imagina você ir de família ou com pessoas que ama e voltar só ou gravemente ferido? 

Eu jamais colocaria os pés em uma ilha afastada ainda mais com um vulcão ATIVO, porque se está ativo, uma hora vai entrar em erupção. Não acho que os turistas tenham tido culpa dessa fatalidade, acho que um lugar desses jamais deveria ser permitido uma atividade dessas, porque se tem propaganda disso, as pessoas se sentem seguras em ir. Precisou uma tragédia acontecer para proibir o acesso à turistas lá. 

Enquanto caminhavam perto do centro do vulcão, eu já estava morrendo de medo da erupção. Tinha um grupo que estava muito próximo e o que aconteceu com o helicóptero que estava ali perto, te dá uma pequena noção do sofrimento das pessoas. 

Eu, particularmente, não acho interessante ver um vulcão desses de perto. Mas acho que mesmo com essas tragédias naturais, não impede as pessoas de continuarem sendo curiosas e procurando coisas arriscadas para se fazer. 

O doc é extremamente perturbador e triste. Para quem sobreviveu, mesmo tendo as queimaduras no corpo para lembrarem todo dia do que aconteceu, ainda assim, nasceram de novo. 

Apesar da história triste, a produção foi impecável. Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários