Dica de Destaque

Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2011

Páginas 206

Autor/a Ana Beatriz Barbosa Silva



Sinopse 

Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Ansiedade e depressão hoje em dia são melhores tratados e a geração de hoje sofre desde cedo desse mal. 

Quando mais nova eu era bem mais impulsiva ao mesmo tempo que sentia medo de sair da rotina. Mas conseguia enfrentar os acasos sem passar por desconfortos no corpo ou na mente. Por exemplo, hoje em dia se preciso ir para um lugar que nunca fui, pesquiso como é o local na internet, por onde entra, como chego lá e as vezes não consigo dormir preocupada e antes de sair de casa me dá dor de barriga. 

Uma vez, precisei ir ao caixa eletrônico de um banco e passei a noite em claro pensando como seria essa experiência. O pouco que consegui dormir ainda tive um sonho louco com o banco hahaha eu não gosto muito de ir a bancos, são opressores com aqueles seguranças e portas que travam, fora o medo de estar na hora errada quando pode estar acontecendo um assalto...

Enfim, passei maus bocados com ansiedade, tirando a dor de barriga, meu coração também bate acelerado que as vezes parece que vai explodir. Mas depois vi que nada dessas coisas me faziam bem e que os lugares que nunca fui não eram nenhum bicho de 7 cabeças. Consigo controlar mais hoje em dia e pelo menos não passo tanto mal hahaha 

Mas já sofri fobias horríveis e já escutei que isso não existia e não tive apoio nenhum, tendo que enfrentar sozinha e tentar mudar porque me consideravam esquisita ou fresca. Minha pior fobia era a social, que as outras pessoas viam como se na verdade eu não gostasse delas e assim acabam me tratando com desprezo. 

Uma coisa que percebi nessa leitura é que alguns transtornos são gerados por outras pessoas. Nesse caso, por que nós que precisamos gastar dinheiro com ajuda profissional e remédios?  Na verdade qualquer mal nesse mundo é gerado pelo próprio ser humano e ponto final hahaha 

Durante a leitura me identifiquei com vários sintomas mas os meus ainda não são tão graves a ponto de prejudicar minha vida. E também sou muito contraditória, não gostaria de ninguém me dizendo o que fazer para superar meus medos hahaha e também porque em uma das minhas piores crises, onde fiquei uma semana sem sair de casa, onde nem abria as cortinas por medo de ter alguém olhando, ninguém me entendeu ou me apoiou, só falaram que era tudo coisa da minha cabeça, me obrigavam a ter convívio social e eu passava muito mal mentalmente.  No fim saí disso tudo na força do ódio, por mim mesma. Porque naquela época depressão e ansiedade era considerado frescura ou doença de gente rica. Nunca me senti tão sozinha ou incompreendida...

Mas buscar ajuda profissional nem sempre é por medo, as vezes é no financeiro mesmo... e se as pessoas ao nosso redor não entendem o que estamos enfrentando, torna ainda pior sem apoio. Acho que o que falta é mais informação para todos e acabar com essa história de que é coisa da nossa cabeça ou que é loucura. 

Mas enfim, são muitos termos científicos para cada transtorno e de início achei interessante, mas tirando os depoimentos de algumas pessoas que enfrentaram medos que prejudicaram suas vidas até buscarem ajuda, o resto parecia mais um folheto informativo sobre ansiedade... 

A escrita é tranquila e fluída, o livro é curtinho, mas acho que é como todo livro de auto ajuda, fala, fala mas parece que nada foi dito. Ou eu não preciso de ajuda e por isso não me prendeu hahaha 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 6/10

Comentários

Postar um comentário