Dica de Destaque

Rosa e Momo ( La vita davanti a sé ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2020

Duração 1h 35m

Direção Edoardo Ponti

Elenco Sophia Loren, Ibrahima Gueye, Abril Zamora, Renato Carpentieri



Sinopse

Momo é um senegalês de origem mulçumana que perdeu a mãe e vive sob os cuidados do estado. Seu tutor é o Dr. Coen que além de trabalhar na assistência social, também é médico e cuida da saúde de Rosa. Um ex prostituta e sobrevivente do holocausto que cuida dos filhos de outras prostitutas ou refugiados até elas voltarem para buscarem seus filhos. Dr. Coen pede a Rosa que fique com Momo por umas semanas até encontrar um lar para ele e assim, começa a história de Rosa e Momo.

Trailer



Imagens







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

A história

Momo é um jovem órfão quando conheceu Rosa, mas não de modo tradicional, pois, ele havia a roubado. Mas, Dr. Coen, seu responsável, o faz devolver e se desculpar com Rosa. E ainda lhe pediu um favor, para ficar com Momo até que ele encontrasse alguém que o adotasse.

Além de Rosa não querer mais responsabilidades com filhos dos outros, por conta também da saúde e da idade, Momo também não quer ficar preso na casa dela, mesmo que a assistência social o persiga. Mas como ele tem negócios na rua, ele foi convencido de ficar na casa dela. 

Rosa cuidava de filhos de prostituas e um até se tornou policial, então ela tinha proteção de certa forma. Infeliz, Momo decide morar com ela, já que seu traficante lhe disse que seria menos suspeito para ele. 

Então Momo passa a morar com Rosa e durante a noite ele vendia drogas e quando começou a ir para a escola, encontrou mais clientes lá também. Mas o que ele não esperava era que Rosa fosse o mais próximo de uma figura materna depois de sua mãe, que ele viria a ter... embora a saúde de Rosa estivesse cada vez pior...


Minhas divagações finais 

Fiquei sabendo sobre esse filme no documentário da Laura Pausini, pois foi com sua música que foi trilha sonora do filme, que ela ganhou um globo de ouro. Fui ver o trailer e achei interessante. 

Confesso que não estava suportando a rebeldia do garoto, mas o médico estava certo sobre ele, no fim, realmente era um bom garoto. Não vou negar que não esperava me emocionar chegando na reta final. Quero dizer, sabendo a idade e as condições de saúde de Rosa,  dava para suspeitar que algo assim aconteceria... Mas não deixa de ser extremamente triste, principalmente em vista do que ela significou para Momo.

Começar o filme daquela forma foi um toque genial. Não entendemos nada, ainda mais que logo depois já volta uns meses antes e começa a história de Momo e Rosa. No início vemos ele cansado carregando galões de água vazias quando uma mulher o chama o questionando o que estava fazendo ali e ele sai correndo se trancando no que parecia ser um quartinho no porão. Chegando ao final, tudo é esclarecido...

A trama em si não é nenhuma novidade, o final é até esperado, mas a maravilha mesmo está nas atuações e na ligação entre Rosa e Momo. O modo como se conheceram, a vida e o sofrimento que cada um levava, a aproximação, o amor e o carinho depois.... é uma história extremamente cativante e comovente. 

Há várias questões implícitas no filme todo e personagens interessantes além de Rosa e Momo. Não me recordo de já ter visto algum outro trabalho de Sophia Loren, mas apesar do afastamento dos cinemas, achei ela um espetáculo. E Ibrahima então? Seu primeiro trabalho? Uau, ele arrasou completamente. Esse garoto vai ser um sucesso na vida. 

Enfim, não esperava de fato muita coisa do filme, mas fui surpreendida e terminei entre deslumbrada e arrasada com essa história. Madame Rosa nem fez tanto por Momo e ainda assim conseguiu mudar o rumo da vida dele o colocando no caminho certo... amei ele no final... Eu disse que ela não fez muito, mas assim, daquele jeito que algumas pessoas fazem quando querem salvar ou mudar alguém, ela simplesmente foi ela mesma...

E o idioma italiano é simplesmente maravilhoso. 

Segue a música belíssima de Laura Pausini 



Minha nota de satisfação pessoal 10/10 

Comentários