Dica de Destaque

A floresta dos suicidas - Divagando Sempre

 Aviso: pode conter gatilhos. 



Ano da primeira publicação 2014

Páginas 349

Autor/a Jeremy Bates 


Sinopse 

Nos arredores de Tóquio fica Aokigahara, uma vasta floresta e uma das áreas selvagens mais lindas do Japão... e também o lugar mais famoso do mundo para cometer suicídio. Dizem as lendas que os espíritos dos inúmeros suicidas ainda perambulam, assombrando as profundezas da mata ancestral. 
Quando o clima ruim impede um grupo de amigos de escalar o Monte Fuji vizinho, eles decidem passar a noite acampando em Aokigahara. No entanto, acabam sendo pegos de surpresa quando encontram um dos amigos enforcado ao amanhecer... e percebem que, afinal, pode haver alguma verdade por trás das lendas. 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Aokigahara, eu estava perto, ok  não tão perto, mas se eu tivesse conhecimento dela, eu poderia ter ido até lá. E não, não para cometer suicídio nem procurar ver corpos, apenas parar na entrada e ter um vislumbre desse local tão famoso por ser considerado assustador. 

Eu gosto de locais abandonados ou assombrados, mas vendo outros investigando esses locais, não eu hahaha se fosse para eu ir, morreria de medo...

Mas vamos a história. 

Ethan e sua namorada Mel, moram no Japão a trabalho, são professores de inglês. No último ano no país, eles decidem fazer algo diferente, como escalar o monte Fuji. 

Eles reúnem uns amigos e vão para lá. Mas uma tempestade os impede de subir a montanha e nesse momento Ethan conhece um casal, Ben e Nina, que também iam subir o monte e resolveram fazer outra coisa até a montanha abrir novamente no dia seguinte. Eles decidiram acampar em Aokigahara. 

Ethan fica curioso sobre a floresta e pergunta se seu grupo tem interesse em ir junto com Ben e Nina.  Todos aceitam, menos Honda, que não se sente a vontade de frequentar esse lugar. Ele apenas deixa seus amigos lá e vai embora. 

Além de Ethan, Mel, Ben e Nina, também estão Tomo, Neil e John Scott( esse último era insuportável de chato... odiei ele).

Eles adentram a floresta e fica claro que o ambiente é carregado de energia pesada. Apesar do receio, alguns deles esperam encontrar pelo menos um corpo, John Scott é um deles. 

Ben começa a apresentar sinais de mudança de comportamento e descobrem que ele comeu um cogumelo encontrado por John que ofereceu à ele. 

Durante a noite, o grupo arma acampamento e Mel e Ethan discutem por causa de ciúmes. Na manhã seguinte Ben desaparece. E o pesadelo começa...


DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

Durante toda a leitura pensei seriamente no seguinte: John Scott era um serial killer hahaha 

Mas confesso que fiquei desapontada porque ele só era insuportável mesmo. E o desfecho foi surreal embora muito, muito sem graça. Esperei até por algo sobrenatural, menos isso hahaha

Fiquei tão obcecada com as mortes, que acordei no meio da noite e pensei: foi o Honda hahaha digo isso, porque inicialmente pensei mesmo que seria um suspense sobrenatural, tipo, os dois que se mataram foram influenciadas por forças malignas da floresta.

Mas, depois que encontraram os ferimentos nos mortos, pensei: foi o John Scott. Ele parecia muito suspeito, mas acho que foi dessa forma para despistar o verdadeiro culpado. 

Porque pensei no Honda? Ele não deu mais sinal de vida, simplesmente foi embora? Ele sabia onde o pessoal estava, mas não fazia sentido ele ir atrás dos amigos assim. 

Também fiquei pensando que na hora da ligação, porque não ligaram para o Honda que já sabia que eles estavam na floresta?  E depois, o Honda não apareceu mais na história nem no final...

O maior spoiler de todos, que é o desfecho mesmo, não vou revelar. Bom ou ruim, vou deixar a curiosidade para lerem o livro. Para sofrerem ou se surpreender, não sei... porque da minha parte... Não curti muito o final. 

Admito que pareceu uma história real, pois não duvido que algo assim possa existir. O lado interessante foi esse, o autor ter usado um local considerado assombrado para criar uma história espetacular.  

Mas, eu ainda preferia que tivesse uma resolução mais puxada para o sobrenatural hahaha no fim, a gente inicia odiando o tal do John Scott e no fim acaba gostando dele...

Porém, a Mel para mim, do começo ao fim, ela foi um tanto que chatinha. Teve vários momentos da história que eu teria tirado e ainda assim, não faria muita falta. Mas algumas partes, mesmo que fosse entediante, como as memórias de Ethan com seu irmão, serviram de pilar para ele superar um momento de sobrevivência. 

No quesito terror, sobrenatural ou não, o autor foi fenomenal. Eu senti através dos personagens todo o horror e medo que passaram naquela floresta. A narrativa foi boa de ler, tanto que nem via a hora passar. A única coisa que eu não esperava foi esse desfecho, que embora não tenha me agradado tanto, também não quero dizer que foi de todo ruim...

Não recomendo ler se for sensível à cenas de violência ou se não estiver se sentindo bem. Não acho que o livro instigue ao suicídio, mas só a palavra em si já é bem forte. 

Já vi vídeos e filmes sobre essa floresta, mas os melhores são os vídeos de youtubers que vão até lá pela curiosidade. Como eu disse, eu também iria, mas só até a entrada e durante o dia hahaha 

Muitos locais lá, quando descobrimos que alguém morreu ali ou se tem boatos de assombração, o local sempre tem um ar diferente, talvez porque nosso subconsciente nos faz sentir assim. O ideal é não mexer com quem tá quieto hahaha 

Enfim, Minha nota de satisfação pessoal 7/10

 

Comentários