Dica de Destaque

Merrick As crônicas vampirescas #7 - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2000

Páginas 336

Autor/a Anne Rice



Sinopse 

Merrick é uma mulher misteriosa, possuidora de exótica beleza e de incríveis poderes relacionados ao vodu. Uma bruxa preparada desde criança para ser a detentora de poderes mórbidos, responsáveis por suas glórias e também por todas as suas desgraças. Procurada por David Talbot, um ex-estudioso do oculto transformado em vampiro, ela narra sua saga repleta de erotismo, magia, horror e sangue. E tenta trazer Cláudia, a mulher condenada a viver para sempre presa em um corpo infantil, de volta à vida, atendendo a um pedido do atormentado vampiro Louis. Neste livro a autora brinda seus fãs com mais um clássico gótico, provando que a beleza e o horror, o trágico e o sublime, a morte e a ressurreição são apenas faces da mesma moeda.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Sinceramente?  Esse é o livro mais sem graça das Crônicas vampirescas que li até agora. Eu esperava que Merrick fosse muito mais do que foi revelado nesse livro. Mas bem, vamos lá. 

A narrativa é sob a perspectiva de David Talbot. Como Merrick é o volume 7 das Crônicas, não me lembrava muito do que havia acontecido com David e sua narrativa aqui me deixou confusa por várias páginas. 

David procura Merrick para lhe fazer um pedido extremamente delicado e perigoso. Conhecendo os poderes da bruxa, ele pede à ela que invoque o espírito de Claudia a pedido do atormentado Louis...

Enquanto Merrick decide e se prepara para atender o pedido, David conta a Louis, como conheceu Merrick e sua história de família. 


Avisando que pode conter SPOILERS

David para mim foi quem entrevistou Louis no primeiro volume da série, onde Louis conta sua origem e sobre os vampiros. No final, Lestat morde David e para mim ele havia se transformado. 

Mas, David contando para Louis como conheceu Merrick e como estava velho, me deixou extremamente confusa, porque quando ele entrevistou Louis, não era tão mais velho que o próprio, quando se transformou em vampiro. E lembro vagamente sobre algum volume que se tratava do ladrão de corpos, onde Lestat e David foram vítimas dele. 

Mas David conseguiu um corpo jovem e é aqui que fiquei confusa hahaha então no final Lestat não havia transformado David em vampiro no final de Entevista com o vampiro? Mas enfim, quem acompanha a série sem esquecer o que já leu, deve ter entendido. Como eu leio com diferença de um ano ou mais, fica muito espaçado e não lembro dos detalhes. Poderia reler algum para me lembrar? Poderia, se eu não tivesse uma fila interminável de livros esperando para serem lidos hahaha 

Mas tirando essa minha confusão, não muda o fato que continua sendo o livro mais sem graça da série. Louis sempre foi atormentado pela vida de vampiro mas nunca tinha coragem de acabar com ela, mesmo com a perda de Claudia. 

Apesar de Lestat ser inconsequente e extremamente egoísta e mau, não tem como odiá-lo de fato hahaha não lembrava que ele havia adormecido novamente, mas a pior história de todas foi a da Merrick. 

Achei ela muito egoísta por fazer encantamentos para prender David e Louis à ela, mas acho que a história dela só serviu de pano de fundo para a guerra que provavelmente está por vir contra a Talamasca pelo o que aconteceu com ela. 

E se de fato eles, Louis e David estavam sendo o tempo todo observados, eles acham mesmo que fugindo de Nova Orleans poderão despistar a Talamasca? 

E mesmo sabendo desde o primeiro livro que Cláudia odiava Lestat por ter a transformado, não acreditei que ela odiava com a mesma intensidade Louis. Fiquei chocada, mesmo que o espírito possa ter aparecido contando mentiras, em seu diário, Cláudia havia escrito todo seu ódio por Louis e seus planos de matar ele ou Lestat. 

Como dizemos quando lemos um livro que não gostamos, terminei na força do ódio hahaha por um momento temi pelo Louis, pensei mesmo que Anne acabaria com ele ali e por outro segundo pensei que Lestat acabaria com Merrick. Não entendo que poder atrativo é esse que todos a amam... mesmo fazendo o que fez...

Mas enfim. Geralmente as histórias de nossos personagens são monótonas ou interessantes. A de Merrick foi de longe a mais entediante e sem necessidade de existir hahaha pelo visto ela vai estar muito presente nos próximos... ou seja... daqui uns anos leio a sequência hahaha 

Minha nota de satisfação pessoal 5/10


Comentários