Dica de Destaque

[Review] A marca de uma lágrima - Divagando Sempre

 Aquela história que a gente nunca esquece 

Ano da primeira publicação 1985

Páginas 128

Autor/a Pedro Bandeira 



Sinopse 

Isabel de 14 anos, se apaixona pelo Cristiano, mas este gosta de sua melhor amiga Rosana e ela dele. Isabel passa a ser o cupido do casal, mesmo que parta seu coração. Ela conhece Fernando e juntos passam por uma experiência terrível quando são testemunhas da morte da diretora da escola. Em meio a tudo isso, Isabel se vê no meio de um triângulo amoroso e em uma suspeita de assassinato...


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Alguns livros também são memoráveis e clássicos. A marca de uma lagrima foi uma experiência incrível, pois a primeira vez que li, eu me sentia como a Isabel. Eu ainda não usava óculos na época, mas me sentia feia como ela e também tinha uma amiga que eu achava linda. 

Por coincidência ainda gostamos do mesmo garoto, mas eu fazia de tudo para evitá-lo, afinal, que chances eu tinha né? Graças a Deus não teve nenhum crime na escola hahaha 

A única coisa que eu desejava, era encontrar um Fernando na minha vida também ( nunca aconteceu hahaha ). Mas vamos a história...

Isabel está travando uma batalha com seu pior inimigo mais uma vez: o espelho, quando recebe a notícia de que um primo que não vê a anos, está dando uma festa de aniversário e sua mãe insiste que ela vá. 

Ela convida sua melhor amiga Rosana para ir junto. Ainda avisa que provavelmente a festa vai ser chata, assim como seu primo e que ele ainda vai estudar na mesma escola que elas. Rosana sempre tranquila, diz para a amiga não se preocupar. 

Mas quando chegam na casa da tia Adelaide e Isabel vê Cristiano, ela tem certeza que encontrou seu sonho. Mas, ele escolhe Rosana em vez disso e Isabel se esconde no Jardim, acompanhando os dois dançando enquanto ela enche a cara. 

Então, um rapaz chamado Fernando se aproxima e se apresenta  mas Isabel só tem pensamentos para seu primo. Quando Fernando sai para buscar outra bebida para ela, Isabel aproveita para se esconder ainda mais. É quando, bêbada, ela sente alguém se aproximar e lhe dar um beijo. 

Na mente dela, Isabel tinha certeza que foi Cristiano e estava ansiosa para vê-lo novamente. Mas ainda faltava um dia para o início das aulas e domingo era dia de ficar com seu pai. 

Mas na segunda, Isabel descobre que Rosana e Cristiano se gostam e ela acabou sendo o cupido dos dois. Os dias passam com esse tormento até que ela e Fernando são testemunhas de encontrarem a diretora da escola morta...


Minhas DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

Sinceramente, como sempre, nas minhas memórias, tudo era mais incrível. Acho que naquela época esses livros curtos e rápidos me satisfaziam bem. Mas hoje em dia...

Ainda por cima Isabel devaneia demais com seus poemas hahaha e não sei onde ela achou que o primo por um acaso, ia se aproveitar dela bêbada para lhe beijar. Pensando bem Fernando, isso não me parece tão romântico hoje em dia hahaha 

Eu achava a assassina da diretora bem mais complexa e maléfica. Ok que ela tentou o mesmo com a Isabel, mas eu pensava que essa história seria bem mais longa... foi uma leitura de um dia só... e eu já estava cansada da Isabel hahaha 

Mas acho que quando somos adolescentes com certeza a história é bem mais encantadora. Apesar de eu continuar amando esse livro, o sentimento não é o mesmo de antes. Coitado do Fernando que sofreu o livro todo só para ser descoberto no final e pela correntinha hahaha se ele não usasse, Isabel descobriria sobre ele? Duvido...

Na época eu até gostava de poesias, hoje em dia nem tanto. Tanto que algumas partes onde ela fazia versos eu pulei alguns... Mas esse que deixo em seguida sempre foi e sempre será marcante para mim:


Há o momento de chegada
E o instante de partida
Quanta vida já vivi
Quanto resta a ser vivida?

São dois espelhos quebrados
Dois vezes sete de má sorte
Já vivi quatorze anos
Quanto resta para a morte?

É fácil vê-la chegar
Em cada momento que passe
Pois se começa a morrer
No momento em que se nasce

Estou caminhando pra morte
Não decidi meu nascer
Da morte não sei o dia
Mas posso saber!

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários

  1. Ahhh eu tbm amei esse livro na época. Agora acho que já não gostaria tanto tbm ..rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário