Dica de Destaque

Cazuza o tempo não para - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2004

Duração 1h 34m

Direção Sandra Werneck, Walter Carvalho

Elenco Daniel de Oliveira, Reginaldo Faria, Marieta Severo, Andréa Beltrão, Leandra Leal, 



Sinopse

A trajetória profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids.

Trailer



Fotos






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Filme biográfico que conta a história de Cazuza, sua paixão pela música, seu ingresso no Barão Vermelho e depois sua carreira solo e o convívio com  a AIDS.


Divagando

Como falei anteriormente no filme biográfico de Elvis, eu acho extremamente delicado um filme assim. Além da responsabilidade do ator incorporar o artista em questão, o que felizmente Austin e Daniel conseguiram fazer com Elvis e Cazuza respectivamente, ainda tem a parte da história. 

Mesmo que seja baseada fielmente na vida dos artistas, um filme biográfico na minha opinião, fica meio corrido na história. Por exemplo, em Cazuza, achei a transição dos acontecimentos tão repentinas que fiquei confusa. 

Uma hora estava contando sobre o alegre rapaz que gostava de encantar as pessoas e de repente estava saindo de casa porque não se entendia mais com seu pai... Bom, eu fiquei muito confusa com esse filme na verdade. 

Primeiro porque, não dizendo que não gosto dele, mas as músicas de Cazuza não fazem muito meu estilo, na verdade conhecia ele de nome, sua luta com a AIDS e a música Exagerado. Só fui ver o filme porque o ator que interpreta ele é o Daniel de Oliveira e eu gosto muito dele. Tanto que achei que ele arrasou na interpretação. Mas ainda preferiria um documentário com gravações antigas de Cazuza e entrevistas com familiares e amigos, mesmo que gravadas na época em que estava vivo ou até mesmo após sua morte. 

Sua história com o Barão vermelho foi como um relâmpago, nem exploraram a amizade com Frejat, na verdade ele nem apareceu muito. 

O foco da história mesmo foi Cazuza e sua família. Como seu pai era um executivo de uma gravadora, colocou Cazuza para trabalhar com o produtor Ezequiel. Os dois se entenderam instantaneamente, principalmente na música quanto na homossexualidade. 

Acho que a música Exagerado reflete toda a personalidade dele hahaha sim, achei ele muito exagerado, nos seus trejeitos, na sua euforia pela vida, música, paixão... acho que porque ele era completamente o meu oposto e eu geralmente gosto de pessoas mais calmas. 

Mas eu gosto de ver coisas diferentes e conhecer um pouco mais sobre ele, embora não da forma como eu gostaria, porque como eu disse, achei tudo meio corrido e muita coisa deixou a desejar. Acho que em se tratando de filme biográfico, a do Elvis se saiu melhor. Mesmo que eu também não soubesse muito sobre a história do Elvis, não foi tão confuso quanto Cazuza.

Embora os dois atores se saíram muito bem interpretando esses astros. E mesmo que suas histórias sejam completamente diferentes, os dois morreram no auge do sucesso e precocemente. 

Minha nota de satisfação pessoal 6,5/10


Comentários