Dica de Destaque

Platoon - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 1986

Duração 2h

Direção Oliver Stone 

Elenco Charlie Sheen, Willem Dafoe, Tom Berenger, Forest Whitaker, John C. McGinlev, Johnny Depp


Sinopse 

Chris Taylor deixa a universidade para combater no Vietnã em 1967. No campo de batalha, seu idealismo acaba. A rivalidade em sua unidade entre o sargento Barnes, que acha que os moradores dos vilarejos locais estão abrigando soldados Vietcongs, e o sargento Elias, que tem uma opinião mais favorável dos locais, acaba colocando os soldados uns contra os outros.

Trailer 



Fotos 






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Resumão

Chris acaba de chegar no Vietnã e se depara com corpos ao entrar para o batalhão. Por ser novato não tem muita credibilidade de seus companheiros e nenhuma experiência de combate. 

Ao fazer a primeira ronda de reconhecimento ele é ferido. Assim que retorna ao campo de batalha, eles encontram um povoado de moradores locais e atacam a vila para obter informações dos Vietcongues. 

O sargento Barnes mata quem acha que pode estar escondendo algo, mas o sargento Elias é contrário à ele, causando divisão entre o grupo e uma rivalidade mortal entre os dois sargentos. 


Minhas DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

A guerra em si já é algo horrível. São jovens lutando por suas vidas e por causas que nem eles mesmo entendem. 

Se tipos como o sargento Barnes existe, está explicado porque as guerras nunca acabam. Principalmente porque sempre tem outros soldados como ele. Achei revoltante eles violando as mulheres e o Chris tentando impedir, dizendo que são todos humanos e eles, os soldados são uns animais. 

Pior foi Barnes atirando no Elias. Mas é como o grupo que estava do lado do Elias disse, não tem o que fazer, porque o Barnes ia dar um jeito de ferrar com o pessoal que tentasse ir contra ele. Gostei de como Chris acabou com Barnes no final. 

Como já disse, a guerra em si já é terrível e ter diferenças dentro da própria equipe? Qual o sentido? Histórias de guerra não são diferentes de histórias de apocalipse. Os humanos não conseguem viver em harmonia, sempre vão procurar um conflito e os mais fortes vão tentar dominar os mais fracos. 

Não me recordo de já ter visto esse filme antes. Mas resolvi conferir por Charlie Sheen, Willem Dafoe e Johnny Depp. 

Charlie já vi alguns filmes dele, mas gostava mais da série Dois homens e meio que ele fazia. Mas como na metade da série ele saiu, eu parei de ver antes de chegar nessa parte hahaha 

Willem está super novo e apesar de ter sido marcado como um vilão da Marvel, eu adorei vê-lo em Platoon. Desde sempre ele foi maravilhoso. 

Johnny, confesso que não o reconheci hahaha só vi ele no final nas cenas pós créditos  onde mostrava o nome dos atores, seus personagens e algum momento em que apareceu. Foi então que o reconheci hahaha 

Filmes de guerra são fascinantes porque mostram o lado mais cruel e triste da humanidade. Platoon foi surpreendentemente bom para mim, porque assim como a atuação e a ambientalização foram perfeitas. E estamos falando de uma produção de 1986. 

A ideia de você largar uma faculdade e se voluntariar para um horror desses, com certeza destrói qualquer ideologia que alguém tinha do que seria de fato estar em uma guerra de verdade. 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários