Dica de Destaque

O grande Gatsby ( filme ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2013

Duração 2h 22. 

Direção Baz Luhrmann

Elenco Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan , Joel Edgerton



Sinopse 

Na primavera de 1922, Nick Carraway chega a Nova York e vira vizinho do misterioso e festeiro milionário Jay Gatsby quando vai viver do outro lado da baía com sua prima Daisy e seu marido mulherengo Tom Buchanan. Assim, Nick é atraído para o mundo cativante dos ricos, suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos dentro e fora do mundo em que habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.

Trailer 



Fotos 






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Bom, minha curiosidade para com o filme era pelo elenco, Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire.  Li o livro também e raramente digo o que vou dizer agora: o filme foi melhor que o livro. 

Eu sei, dificilmente isso me acontece, pois em geral, os livros são sempre melhores. Mas a leitura foi arrastada e confusa para mim. Já no filme... Acho que foi bem fiel ao livro mas de modo mais esclarecedor. 

Nick Carraway conta sua história de como conheceu seu vizinho Gatsby. No filme, ele está sendo avaliado por um psiquiatra e conta como adentrou o mundo cheio de festas e riquezas após encontrar sua prima Daisy e seu marido Tom e assim conhecer a história de amor de Daisy e Gatsby.


Minha análise 

Uau, juro que quando li o livro, pensei que o título fizesse jus ao Gatsby, mas ele foi só um homem apaixonado que fez sua riqueza para dar o melhor à sua amada que acabou casando com um homem rico. 

O filme foi um pouco melhor que o livro, mas sinceramente? Não muda o final odiável hahaha também achei as cenas das festas exageradas e definitivamente a trilha sonora não combinou em nada com as festas daquela época. Pode ser que tenha funcionado em Romeu e Julieta, pelo menos para mim deu certo... pois a história foi modernizada e as músicas casaram bem. 

Já em Gatsby, muitas coisas me incomodaram nessa história. Mas também não posso esquecer que a época era nos 1920. O roteiro seguiu quase fiel ao livro, teve algumas mudanças típica de adaptações e mesmo que o filme tenha tido lá mais de duas horas de produção, ainda ficaram algumas coisas de fora. 

Acho que o filme merece ser assistido pelas atuações de DiCaprio e Maguire. Eu me questiona porque o título era Gatsby se quem contava a história era Nick, mas a resposta está aí hahaha Nick tinha grande admiração por ele e embora circulasse várias fofocas sobre Gatsby, Nick foi o único que sabia a verdade ou pelo menos algo próximo da verdade sobre ele. 

E mesmo que tenha aparecido depois e sendo usado por Gatsby para se aproximar de Daisy, Nick foi o único que ficou ao seu lado até o final, independente de sua fortuna ou status social. Nem mesmo Daisy teve a capacidade de mostrar algum sentimento por ele no final...

Tanto no livro quanto no filme, óbvio, a personalidade de Daisy não mudaria e então, ela foi a personagem que mais odiei nos dois. Como disse antes, o final não muda, então meu desgosto com o filme é o mesmo do livro. 

O que difere é que no filme as músicas ficaram fora de contexto mas, ganhou pontos pela atuação de Leonardo e Tobey. No livro embora os detalhes foram mais específicos, faltou sentimento nos personagens. Não simpatizei com ninguém, só fiquei triste pelo desperdício de uma vida atrás de um amor que nem era recíproco tanto quanto Gatsby desejou. 

E a marca de Baz está presente em todos os seus filmes, quem assistiu Romeu e Julieta ( e olha só, ele trabalhando com Leonardo novamente ), Moulin Rouge e o mais atual Elvis, sabe do que estou falando. Embora Romeu e Julieta seja trágica, é um dos meus preferidos. Não posso negar que como um romântico conquistador, Leonardo incorporou seu personagem lindamente.  Pelo menos no filme ele transmitiu melhor os sentimentos de Gatsby.

Mas infelizmente não é meu tipo de história preferido. 

Mas pelo menos achei um dos maiores memes de Leonardo 



Enfim, minha nota de satisfação pessoal 7/10

Comentários