Dica de Destaque

Vôo 370 O avião que desapareceu - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2023

1 temporada 3 episódios



Sinopse

Em 2014, um avião com 239 pessoas a bordo desaparece misteriosamente. Essa série documental investiga o impressionante mistério do voo MH370.

Trailer



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS


MH370, ou seja, Malaysia Airlines 370, era um voo comercial que saía da Malásia com destino a Pequim, na China. Quase 40 minutos depois da decolagem, o avião simplesmente desapareceu do radar. 

Buscas foram feitas, teorias foram criadas, famílias ficaram devastadas, mas não obtiveram nenhuma resposta. 


MINHAS IMPRESSÕES

É disso que estou falando, um documentário que tem tudo para te emocionar, embora o tema seja terrível é um grande mistério.

Já te chama atenção pelo fato de um avião desaparecer misteriosamente. E o depoimento de alguns familiares que estavam no avião é muito emocionante. 

Não dá para imaginar você esperar receber uma notícia de que seu familiar desapareceu com o avião que viajava. Não dá para imaginar aquele sentimento avassalador quando se estava animado em ver o familiar em questão. As cenas da reunião dos familiares esperando na salinha do aeroporto era triste demais, principalmente quando ninguém tinha ideia do que havia acontecido.

Não é nenhum segredo que quando acontece uma tragédia dessa magnitude, os poderosos vão tentar abafar alguma pista que achem que vão prejudicá-los e relatar outra coisa, mesmo que infundada... 

Então, Inmarsat anunciou que haviam recebido sinais via satélite do MH370 e a conclusão do caso passou a ser investigada como criminal, apontando o piloto como culpado, tendo sua residência revistada e materiais apreendidos assim como na residência do copiloto.

Segundo a teoria de um jornalista investigativo aéreo, Jeff Wise, o piloto cometeu suicídio e homicídio em massa. Ele havia incapacitado o copiloto e saído do radar levando o avião para outro lugar.

Mas, sua teoria morre quando descobrem outro avião da Malásia mas esse foi atingido por um míssil.

Como é que as autoridades não fazem buscas minuciosas e civis ( um cara chamado Blaine) podem e acabam encontrando pedaços de algo que podem ser consideradas do avião? Obvio que levantaria suspeitas e ele acabou sendo acusado de espião...

Por que? Oras, de tantas buscas feito por profissionais, um simples homem vai lá e andando na praia duas horas encontra destroços? Eu achei suspeito também. 

Mas, acredito que apesar de todas as teorias e o comunicado oficial, o que pode ter acontecido provavelmente é algo bem mais simples do que todos imaginam. Como todo caso misterioso, opiniões são formadas, suspeitas são criadas, acusações para todo lado... Mas no fim, ninguém tem uma resposta...

Infelizmente o documentário é daqueles que não houve conclusão do caso. Achei muito falho das autoridades fazerem comunicados oficiais sem provas do que houve de fato. Achei muito falho o descaso das autoridades para com os familiares que só buscavam respostas. 

E achei interessante a Netflix fazer entrevistas com pessoas que tinham teorias diversas e ainda contradiziam os outros, como Jeff que até suspeitou de Blaine ser espião hahaha ou seja, o que pareceu mesmo é que cada um deles, com suas teorias e investigações, tiveram algum tipo de sucesso financeiro em torno disso. 

Enquanto isso, aqueles que perderam seus familiares no voo MH370 estão sem respostas até hoje...

Minha nota de satisfação pessoal 8/10

Comentários