Dica de Destaque

Conta comigo - Divagando Sempre

Um clássico imperdível 



Ano de lançamento 1986

Duração 1h 29m

Direção Rob Reiner

Elenco River Phoenix, Wil Weathon, Jerry O'Connel, Corey Feldman, Kiefer Sutherland 


Sinopse 

Após um desconhecido ser morto acidentalmente, perto de suas casas, quatro meninos, de Oregon, decidem ver o corpo. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp encontram desafios e um pântano cheio de sanguessugas. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.


Trailer 



Fotos 









DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Divagando 

Já começo dizendo que Conta Comigo é o meu filme preferido de todos os tempos. Desde a primeira vez que o vi que me deixou marcas memoráveis. 

Na época eu não conhecia ainda o escritor Stephen King, mas depois que passei a ler seus livros e descobri que o filme foi baseado no conto O corpo, escrito por ele, acabou se tornando então, parte dos meus preferidos que sempre vejo e sempre tem a mesma emoção. 

Conta Comigo é meu xodó porque não é só do King, também tem atores que me marcaram, como River Phoenix, que morreu jovem demais e cheio de promessas de um talento maravilhoso. E Kiefer Sutherland, onde depois o vi em Os garotos perdidos que também tinha o personagem de um bad boy. Me apaixonei por ele.

Mas vamos à história 

Quatro amigos decidem embarcar em uma aventura quando um deles ouve falar sobre um corpo de um garoto morto. 

Vern, enquanto estava embaixo de sua casa, cavando buracos para encontrar seu pote de moedas que havia enterrado, ouve seu irmão e um amigo conversando sobre terem encontrado o corpo do garoto que estava sendo procurado por ter desaparecido. 

Mas eles não podiam contar a ninguém pois tinham roubado um carro quando encontraram por acaso o corpo do garoto. Sendo assim, Vern vai correndo contar aos amigos. 

Gordie, Chris e Teddy se interessam pela história, já que se encontrarem o corpo, podem ficar famosos. Então inventam desculpas para suas famílias e partem para a inesquecível viagem. 

Cada um tem um problema familiar que reflete na personalidade de cada garoto. 

Gordie tinha um irmão mais velho que morreu e era o preferido da família, ficando mais invisível do que já era. Ele tinha problemas de auto estima, se achava inútil e que deveria ter morrido no lugar do irmão. ( me lembrou do Bill quando George morreu em It, inclusive outra obra de King).

Chris é de família humilde e considerado um ladrão, sem futuro e ele acha que nunca sairá da cidade e não será ninguém.

Teddy tem problemas com o pai, que o feriu gravemente na orelha e é considerado louco. Embora Teddy ainda assim o defenda com unhas e dentes. 

Vern tem um irmão mais velho marginal que só causa problemas, inclusive para ele mesmo. 

Cada um deles embarca nessa viagem aproveitando cada segundo, pois eles sabem que uma hora, eles vão crescer e a amizade não vai ser mais a mesma. 


SPOILERS 

O grupo encontra diversidades no caminho como uma ponte na linha do trem e um rio com sanguessugas. É fato que Gordie desviando do trem com Vern foi fenomenal, mas traumatizante na parte da sanguessuga. Sempre que vejo é horrível. 

Teddy chorando por seu pai ter sido ofendido, Chris chorando por achar que não tem futuro, Gordie chorando pela perda do irmão, são momentos tão sensíveis e hediondos, porque são crianças e sofrem o mau imposto pela sociedade. 

Quando encontram o corpo, a primeira vez que vi o filme, senti o mesmo que eles, um misto de empolgação por ver um corpo pela primeira vez e uma tristeza profunda por alguém tão jovem ter morrido daquela forma. 

Ace, o bad boy, líder do seu grupinho de arruaceiros, aparece para reinvidicar o corpo, mas Gordie corajosamente os espanta. Eles decidem deixar o menino lá e fazem uma ligação anônima para que ele seja encontrado. 

Tudo isso, essa aventura, foi escrita por Gordie que sempre foi incentivado a ser escritor por Chris. Foi exatamente por causa dele que essa aventura veio a tona, pois ele descobria que seu amigo havia falecido e ele se lembrou daquela viagem. 

A amizade na infância é tão intensa, mas quando crescem, é natural cada um seguir seus caminhos. Depois dessa aventura, Vern e Teddy mal falavam com Gordie. Ele e Chris conseguiram ir para faculdade e Chris se tornou advogado. Isso aquece o coração quando sabemos que ele conseguiu se tornar alguém. 

Acho que foi a primeira vez que vi legendado com as vozes originais. A trilha sonora é incrível e o filme é muito nostálgico. Com certeza esse é daqueles filmes que nunca envelhecem, que atravessa os anos e continua maravilhoso. 

É o filme que a gente viu na infância, cresceu vendo e vai ver ainda na velhice... 

Com certeza é uma obra imortalizada pelo tempo e nunca vai deixar de ser bom. Esse é o tipo de filme que fica marcado para sempre no coração. E não importa a época, sempre tem o mesmo efeito quando vejo...

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários