Dica de Destaque

[Review] Entrevista com o vampiro - Divagando Sempre

 Minha história de vampiro favorita



Ano de lançamento 1994

Duração 2h 2m

Direção Neil Jordan

Elenco Brad Pitt, Tom Cruise, Christian Slater, Kirsten Dunst, Antonio Banderas


Sinopse

Um jornalista biógrafo entrevista um jovem que afirma ser vampiro. Louis de Pointe du Lac, um homem que perdeu tudo, narra suas experiências dos últimos 200 anos e reconta seu encontro com Lestat de Lioncourt, uma criatura da noite.

Trailer



Imagens 







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Meu filme favorito de vampiros de todos os tempos. Está certo que esse não foi o primeiro que me fez gostar desse universo assustador e apaixonante. O primeiro foi Os garotos perdidos, mas que tinha outro foco sobre os vampiros. Nessa adaptação romantizada de Anne Rice, conhecemos a vida dos vampiros e seus tormentos.

Louis, um vampiro de 200 anos encontra Daniel, um biógrafo que gosta de colecionar histórias de vida de outras pessoas. Ele sentiu interesse em Louis que já começa se apresentando como um vampiro. 

Louis era um jovem de 24 anos, vivendo em Nova Orleans no ano de 1791, senhor de terras mas desconsolado quando perdeu a esposa e filho. Desejando morrer como elas, ele se entregava a bebida e jogos, não se importando se perdesse tudo. 

Mas quem o encontrou foi Lestat. Aqui eu acredito que Lestat ficou tão deslumbrado com Louis, que meteu os pés pelas mãos. Anos depois percebi o seu erro hahaha Se Louis queria morrer, para quê o homem iria querer viver eternamente? Mas quando estamos entre a vida e  a morte de fato, sempre voltamos atrás e desejamos viver.

Devo acrescentar que Entrevista com o vampiro é um clássico que eu não deveria ter assistido mais velha hahaha minhas lembranças dele eram muito mais encantadoras... e parecia que os acontecimentos eram mais lentos em determinados momentos, como por exemplo, a  transformação de Louis. 

Nas minhas lembranças, parecia que ele tinha ficado dias sofrendo a transformação, mas foi quase instantânea ou estou confundindo com o livro hahaha De qualquer forma, é incrível como um mesmo filme pode ser diferente quando você o vê anos depois... 

Depois que Louis se transformou, precisava se alimentar e Lestat lhe ensinou como, mas Louis sempre foi bom e gentil, então ele sentia remorso ao atacar uma vítima da forma grotesca que Lestat fazia. 

Foi aí  que os dois começaram a se desentender. Mesmo que Lestat tenha aceitado que Louis vivesse do sangue de animais, Louis achava cada vez mais repulsivo o modo de vida de Lestat. Em sua residência os escravos desconfiavam deles e em um ataque de fúria, Louis incendeia sua própria casa.

Sua angústia e revolta com Lestat não passava mesmo com o avançar dos anos, até que um dia, Louis sucumbi e acaba mordendo uma garotinha. Pensando que a tinha matado, foge. Porém, Lestat a leva para casa e mostra ao Louis que ela estava viva, mas morrendo e para evitar isso, ele a transforma... ( eu sempre pensei que tinha sido o Louis quem a havia transformado, mas depois lembrei do ódio que os dois tinham por Lestat que os transformaram no que eram).

Claudia passou a viver com eles e logo se tornou uma assassina tão cruel quanto Lestat. Mas, algo nela começou a mudar quando se deu conta de que jamais cresceria, que estaria condenada a viver eternamente presa em um corpo de criança. 

Então, ela decide matar Lestat os livrando desse mal. Mas sendo quem é, Lestat daria um jeito de voltar e continuar aterrorizando os dois. Mas, Louis incendeia seu criador e foge com Claudia. Eles então passam a viver o glamour de Paris.

Claro que enquanto isso, eles estudaram e procuraram pistas por outros como eles. Até que Louis conhece Armand. Mas ao conhecer sua moradia e outros como eles, suas perguntas são respondidas mas não da forma como esperava. 

Louis é o único vampiro que sente compaixão pelos humanos e repulsa em matá-los, embora seja sua fonte de alimento. Mas Armand o deseja como companheiro, embora Santiago suspeite que Louis e Claudia cometeram o pior crime de todos, matar um semelhante...


SPOILERS

Definitivamente o filme está sendo bem diferente das minhas memórias hahaha eu achava que eles seriam mais pálidos porém com a pele tipo de mármore, não que tivesse algumas veias azuladas saltando da pele hahaha

A "morte" de Lestat me parecia bem mais dramática e horrenda. Eu li alguns volumes das crônicas vampirescas de Ane Rice, aparentemente Entrevista com o vampiro inicia a saga com a história de Louis, mas outros volumes focam em outros personagens. Se lembro deles? Óbvio que não hahaha mas a história de Armand também foi intensa e se tivesse um filme dele seria maravilhoso. Embora Antonio Banderas não possa mais ser ele...

Não me lembrava como a mulher que morre com Claudia havia se transformado. Falando nisso, Kirsten Dunst está um  arraso na atuação, embora seja tão nova. Coitada da mulher, mal se transformou e nem conseguiu usufruir da vida eterna hahaha mas foi tocante à forma como ainda tentou proteger  Claudia na forma como morreram. Embora não se conhecessem a muito tempo, ela acabou adotando Claudia como filha, uma vez que havia perdido a sua. 

E o final. Lestat é Lestat né. Um ser que se acha lindo, perfeito e imortal. Mas é inconsequente e nunca aprende hahaha 

Daniel no fim não escutou a história de Louis como este gostaria. Acho que ele só ouviu a parte de ser imortal e conquistar riquezas ao longo dos séculos hahaha 

Os livros são vastos e cheios de detalhes, acho que nem uma série conseguiria fazer um compilado disso tudo, pelo menos não sem usar efeitos visuais nos atores que vão envelhecendo na vida real hahaha 

Vi que saiu uma série ano passado de Entrevista com o vampiro. Embora eu tenha dito que não foi exatamente como eu me lembrava, Brad, Tom e Antonio são os vampiros que mais amei na minha adolescência hahaha mas fiquei curiosa e com certeza irei conferir a série assim que possível. 

Acho engraçado como antes eu não prestava tanta atenção nos filmes, tantos detalhes como a história em si, atuação, cenário... Acho que eu só ficava encantada com os atores e romantizava tudo hahaha 

Mas apesar de não ter sido como eu me lembrava, com certeza Entrevista com o vampiro é um clássico que merece ser visto, ainda mais por reunir grandes nomes do cinema, que fizeram sucesso depois. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários